REFORMA CIVIL BILHAO MAIS INFORMACOES 51 98140 3989 ! - TEMOS UMA EQUIPE PARA FAZER SUA OBRA OU REFORMA.

sábado, 6 de agosto de 2011

Cores na Decoração de ambientes

 
Decorar a casa por conta própria, escolher pisos, revestimento de paredes, móveis e objetos que equilibrem as cores pode parecer uma tarefa complicada. Mas conseguir um resultado harmonioso e elegante é possível, sim, se souber utilizar a paleta de cores.


A paleta é uma combinação de cores escolhidas para serem usadas em pintura, decoração, arquitetura, em um arranjo de flores, enfim, em qualquer processo criativo. Essa combinação pode acontecer de diversas maneiras, tudo depende da sensação que se quer obter.

Segundo a arquiteta e artista plástica Helena Muller, as cores influenciam na maneira como nos sentimos dentro do ambiente. "A cor é capaz de criar ilusões, modificar a percepção do ambiente e proporcionar bem-estar, excitação ou tranquilidade, dependendo de como são usadas", diz.

De acordo com Helena, é importante saber qual a função do ambiente antes de escolher a cor que irá compor a decoração. "É um quarto, uma sala de estar? É para relaxar, conviver, trabalhar? O espaço é pequeno e quer que pareça maior? A cor influencia em tudo isso", explica a arquiteta.

Helena explica que não existem regras para combinar cores, mas linhas que norteiam a escolha. Em vez de uma única paleta correta, há opções de combinações que variam de acordo com o gosto e a intenção de quem escolhe. "Se a sala é pequena, tons claros ampliam espaços. Tons escuros remetem a aconchego. Para lugares de convívio, como a sala de estar ou a cozinha, cores quentes são ideais, pois são fontes de energia e bem-estar", explica.

Antes de falarmos da montagem da paleta, vamos entender o círculo de cores. O círculo é uma representação do espectro cromático. Funciona como referência para sabermos quais cores combinam entre si, ou seja, serve para montarmos a paleta de cores. No círculo estão representadas as cores primárias, secundárias, complementares etc., de acordo com a teoria das cores:

Cores primárias: vermelho (magenta), azul (ciano) e amarelo. Da mistura das cores primárias originam-se todas as outras.

Cores secundárias: são formadas pela mistura de duas cores primárias – verde (azul+amarelo), roxo (azul+vermelho) e laranja (vermelho+ amarelo).

Cores terciárias: são formadas pela mistura de uma cor primária com uma secundária – por exemplo, vermelho+laranja.

Cores complementares: como o próprio nome já diz, são cores que se complementam. No círculo de cores, as complementares são as que se opõem umas às outras. São formadas por uma cor primária e uma secundária e geram grande contraste. Ex.: azul/laranja, vermelho/verde e amarelo/roxo.

Cores quentes: são as que transmitem calor, aquecem o ambiente e são fontes de energia, luz, alegria e bem-estar, como os vermelhos, os amarelos e os laranjas.

Cores frias: proporcionam relaxamento, tranquilidade. São menos vibrantes, mais melancólicas. Exemplos são os roxos mais azulados, os azuis e os verdes.

Cores neutras: equilibram a paleta e combinam com tudo. Marrom, marfim e bege são cores neutras de tons quentes; já branco, preto, cinza e prata são neutras de tons frios. Quando se quer intensificar uma cor, utiliza-se esta com branco ou marfim. Quando o objetivo é tonalizar/valorizar a cor, pode-se usá-la com cinza ou prata. E quando se quer sombrear a cor, usa-se com preto ou marrom.


As várias harmonias

Como já visto, a escolha das cores de uma paleta nem sempre é aleatória. Existem combinações de cores que resultam em diferentes propostas e são chamadas harmonias. As harmonias servem como referência na montagem da paleta. Confira algumas:

Harmonia monocromática: vários tons da mesma cor. Consegue-se uma variação tonal quando se utiliza apenas uma cor, com nuanças que podem ser claras, se misturadas ao branco, ou escuras, se misturadas ao preto. Ambientes monocromáticos podem ser interessantes, mas é preciso ter cautela na escolha da cor para não ficar monótono.

Harmonia dupla: utiliza as cores complementares do círculo de cores. Com várias tonalidades e matizes dessas cores, consegue-se um efeito de grande contraste. Ex.: verde e vermelho em diversos tons e matizes.

Harmonia tríade (3 cores): resulta em grande contraste. Uma cor dominante (a que existe em maior proporção no ambiente) e outras duas nos detalhes. Ex.: branco com detalhes em lilás e vermelho.

Harmonia análoga: utiliza as cores que aparecem lado a lado no disco. Ex.: amarelo, laranja e vermelho. Neste caso, o laranja é análogo ao vermelho e ao amarelo, pois contém as duas cores em sua formulação.

Montando a paleta

Agora que entendemos a teoria das cores, podemos começar a montar a paleta. É sempre bom pesquisar as tendências para saber quais cores estão em alta. Antes de tudo, analise a luz do espaço e determine sua função e uso. Por fim, escolha que tipo de harmonia e sensações deseja obter naquele ambiente.

A arquiteta sugere que, antes da escolha das cores, se faça a escolha do piso. "O piso é o item mais caro e normalmente o que mais dura na decoração do ambiente. A escolha do piso e sua cor acabam por definir o restante da paleta", explica.

Feito isso, é só começar a decorar. Combinações à parte, o importante no fim de tudo é a sensação de bem-estar com as cores escolhidas.
Helena Muller – Arquiteta e artista plástica - (11) 9656-0915
helena_muller@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário