REFORMA CIVIL BILHAO MAIS INFORMACOES 51 98140 3989 ! - TEMOS UMA EQUIPE PARA FAZER SUA OBRA OU REFORMA.

sábado, 2 de junho de 2012

Tendências de Iluminação Planejada.

TENDÊNCIAS

Iluminação planejada

Descubra como a iluminação indireta pode trazer mais conforto e apelo para os ambientes da casa.

Tão importante quanto definir os objetos que compõem o ambiente, a iluminação dá vitalidade ao conceito decorativo. "Tem de ser bem planejada para integrar, dar conforto ou mesmo dramatizar", explica o arquiteto e light designer Augusto Galiano, da Lunare Iluminação. 
"Muita luz não significa boa iluminação; o importante é como ela será usada e desempenhará suas funções, criando atmosferas que salientam detalhes da arquitetura e decoração", explica Galiano. Confira as dicas do arquiteto.
Deixe lâmpadas incandescentes, ou "quentes", para quartos e salas de estar, jantar e TV. As "frias" ficam nas cozinhas, garagens, despensas e áreas de serviço. Banheiros, halls e escritórios ganham com a mescla das duas: um spot sobre o espelho, para maquiagem ou barba; ou um abajur sobre a mesa, para leitura.
A iluminação indireta é ideal para dar aconchego à sala de estar, por exemplo: pequenos feixes de luz, como abajures e spots, fazem o serviço. "Geralmente, a luz não vem do alto, e fica direcionada para objetos ou paredes, iluminado o cômodo apenas parcialmente", ensina o arquiteto.
Para "dramatizar" a decoração, Galiano indicalâmpadas dicróicas e halógenas, que destacam detalhes ou um ponto específico na parede. Já a iluminação difusa, com sancas, luminárias com difusores de vidro ou abajures, promove um aspecto uniforme e cria a sensação de relaxamento.
Nas downlights (luzes para baixo), são utilizadas as lâmpadas de foco fechado, colocadas no teto e direcionadas para elementos a destacar. Para acertar o alvo, faz-se um calculo geométrico que leva em conta o pé-direito, o ângulo do feixe de luz da lâmpada e a distância desta até a parede.
O uplight (luzes para cima) é ótimo efeito para criar luz geral em um ambiente: vários pontos jogam luminosidade para o teto que, refletida, se dispersa por todo o espaço.
O  wall washlight (luzes na parede) valoriza uma das paredes da sala, "criando a sensação de que a luz esmaece suavemente, lavando a parede de cima para baixo", dizAugusto.

Créditos: Augusto Galiano, arquiteto,light designer e diretor comercial da Lunare Iluminação e Decoração. Matéria retirada do site Leroy Merlin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário