REFORMA CIVIL BILHAO MAIS INFORMACOES 51 98140 3989 ! - TEMOS UMA EQUIPE PARA FAZER SUA OBRA OU REFORMA.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Até micro cozinhas podem ser high tech!

A culinária popularizou-se. Adegas climatizadas já fazem parte do dia-a-dia e os homens ocupam orgulhosamente espaços antes destinados às donas de casas, utilizando eletrodomésticos com design sofisticado.
É chic ser chef!

Mesmo com dimensões reduzidas, a cozinha moderna pode agregar bancada de corian ou silgranit, fogão vitrocerâmico (dê preferência a um de quatro bocas e acrescente uma chapa para grelhados) e metais monocomandos.

Micro cozinha de 3m² integrada à sala de refeições, com equipamentos ultramodernos.


Uma das grandes preocupações das cozinhas integradas é a coifa, que deve ser tecnologicamente avançada, com motor potente para remover todos os vapores e odores, além de silenciosa.

Entre as firmas internacionais como ARC LINEA, a tradicional SNAIDERO ou a sempre elegante BOFFI, destacam-se ainda as marcas DADA, EUROMOBIL, VARENNA, TONCELLI e a VALCUCINE. Esta última apresenta as propostas mais inovadoras de ergonomia e a maior preocupação ecológica - as duas "vedetes" da nova síntese estética e funcional das cozinhas atuais.

Quanto à preocupação ecológica, a madeira escolhida deve ser de fácil reflorestamento, com vernizes à base de óleos vegetais naturais. Além da madeira, existem opções de alumínio reciclável e laminados de diversas cores (ou a eterna dupla preto e branco) à prova d’água.

Esta pequena cozinha de 8.50 m² possui armários suficientes para todos os utensílios,
inclusive um armário vertical para louças.


Existem outras bossas, aplicáveis em qualquer circunstância:
. gavetões em alumínio para panelas ou mais estreitas com divisões para talheres e facas para sushi
. geladeiras e microondas em aço inox com ar retrô
. sofisticados misturadores de bancadas, com duchinha para água filtrada (prático para lavar vegetais) e frasco embutido com válvula para detergente

Mas em termos de acabamentos a coqueluche é o translúcido, com a vantagem de poder ser curvo como no metacrilato - afasta os cantos agudos e possibilita maior conforto, pois facilita a busca pelos produtos. A transparência amplia as pequenas dimensões do espaço e o uso de módulos com rodízios facilitam a limpeza, além de possibilitarem a locomoção em caso de mudança.


As portas basculantes e de correr são ainda o grande sucesso nos armários horizontais sobre a bancada. Com diversos tipos de ferragens (inclusive pneumáticas) permitem maior conforto no interior livre, possibilitando até 100% de visão e vãos de até 1.80m.



Ferragens poderosas nas gavetas podem torná-las extensas, quando necessário. Com a utilização do forno alto desintegrado do fogão, o gaveteiro pode ser colocado sob ele, facilitando o acesso às panelas.


No quesito iluminação, dois substitutos para as lâmpadas fluorescentes: fita (prateleiras) e lâmpadas (interior dos armários) adesivas são hoje a bossa nova. Imaginem o charme dentro de portas semitransparentes ou em vidro jateado...

E não se esqueça de prever: tomadas para os eletrodomésticos na parede, lixeirinha embutida na bancada ou diferenciadas para reciclagem do lixo - os cantos em L das portas dos armários são perfeitos para isso.

Por Arq. Ignez Ferraz 

Nenhum comentário:

Postar um comentário